Dicas

Como construir uma relação de confiança com seu cliente

É bastante comum que donos de pequenas e grandes empresas concentrem todas as suas energias na conquista de novos negócios. Porém, novos projetos nem sempre significam novos clientes, certo? Aqui, a grande questão é, na verdade, dedicar todo o seu tempo a fechar novos acordos, manter os antigos e executar as vendas com sucesso! Mas como fazer isso?

Ocorre que uma das formas mais efetivas de manter seus clientes e conseguir novos consumidores é construir uma relação de confiança com eles. Esse tipo de interação lhe dará poder para liderar estratégias, testar novas ideias, sondar as necessidades e problemas do público-alvo, e tomar decisões benéficas a você e seus compradores.

A verdade é que, quando eles confiam em você, a probabilidade de seguirem suas sugestões, retornarem ao seu estabelecimento e/ou recomendá-lo a outros potenciais compradores é maior.  Por isso, hoje viemos aqui ensiná-lo a construir uma relação de confiança com seus clientes.

Veja o que você pode fazer para mantê-la consistente e duradoura com essas 7 dicas.

 

  1. Comunique-se bem

Comunicar-se de forma clara, eficiente e empática deve ser prioridade. Dessa forma, seus clientes sempre se sentirão à vontade para serem abertos e honestos com você. É importante que eles tenham a sensação de que suas ideias e preocupações são levadas a sério, entende? Dessa forma, o nível de confiança entre vocês aumentará exponencialmente.

Por isso, procure apresentar seus produtos ou serviços de forma simples, para que não haja ruídos, e se mostre genuinamente interessado em resolver os problemas e dores dos seus consumidores, e assim eles sempre voltarão!

 

  1. Mantenha uma atitude positiva

 

Como profissional, é normal que você tenha que assumir várias responsabilidades, resolver diversos problemas e se estressar de vez em quando. Porém, mesmo assim, procure se mostrar sempre positivo e tranquilo aos seus clientes. Principalmente na hora de vender seus produtos ou serviços.

Procure passar energia, zelo, confiança e entusiasmo a todos os consumidores, novos e antigos, para que eles sempre queiram estar perto de você e do seu negócio, e lhe recomendem com segurança e entusiasmo a outras pessoas.

 

  1. Faça sua pesquisa

 

Você precisa ter informações sólidas e fortes sobre seu produto ou serviço para criar uma relação de confiança com seus clientes. Isso ajudará você a responder com autonomia a qualquer dúvida ou questionamento que eles tiverem.

Se você fez a sua pesquisa com bastante foco e cuidado, qualquer consumidor ficará impressionado com seu conhecimento e terá maior probabilidade de confiar em você para compras futuras. Aliás, vamos falar um pouco mais sobre a importância de saber o que está falando e conseguir transmitir isso de forma convincente no próximo tópico.

 

  1. Compartilhe conhecimento

 

Se seu cliente não entende da área a qual seu produto ou serviço se insere, é normal que ele se sinta desconfiado, confuso ou inseguro para adquiri-lo.

Pois bem: essa é a sua oportunidade de compartilhar informações que ajudarão o consumidor a entender o que você faz e vende, gerando uma relação de confiança entre ambos durante o processo. Ainda mais se, durante essa conversa, você seguir as dicas anteriores e transmitir suas ideias de forma segura, clara e otimista.

Dessa forma, o cliente terá a impressão de que você sabe o que está falando e que pode comprar o que está lhe sendo vendido de olhos fechados.

 

  1. Dê ao cliente uma escolha

 

Mostre aos clientes as diferentes opções que eles têm. Assegure-os de que não precisam fazer nada que não queiram fazer. Nesse caso, a tendência é que o cliente sinta um desejo genuíno de confiar em você.

Por isso, sempre faça o cliente pensar que ele tem a escolha ao mesmo tempo que você o influencia e também o faça perceber que os seus produtos ou serviços são os melhores. Dessa forma, você anda mais um grande passo em direção a uma relação de confiança com ele.

 

  1. Exceda expectativas

Uma das melhores maneiras de alimentar um relacionamento forte e de confiança com seus clientes é construir uma boa reputação sobre seu trabalho com eles. E como se faz isso? Oferecendo e entregando resultados excepcionais.

Certifique-se de não exagerar nas promessas para conseguir cumpri-las. Ao definir expectativas razoáveis, você conseguirá ir além delas, impressionar seus consumidores e fazer com que eles sempre retornem.

 

  1. Recomende outros bons serviços

 

Todo cliente ou consumidor em potencial tem um problema ou dúvida que precisa ser resolvido. Pergunte a eles o que você pode fazer para ajudá-los e, se seu produto não for a solução, ofereça outra alternativa. Encaminhe-os a alguém de confiança que possa ajudá-los e pronto, pode ser certeza de que eles se sentirão muito mais à vontade para voltar em outras oportunidades, nem que seja para pedirem recomendações.

 

  1. Mostre apreço

 

Recompense seus clientes de longa data com descontos ou programas de fidelização. Com o programa de fidelidade, por exemplo, os clientes ganham pontos para comprar seus produtos ou serviços.

Procure, também, dar itens simples, como canetas ou blocos de anotações, camisas, chapéus ou jaquetas com o logotipo da empresa. É uma maneira pequena, porém eficaz, de agradecer aos clientes e, ao mesmo tempo, manter sua empresa como prioridade.

Viu como construir uma relação de confiança com seu cliente pode ser fácil? Basta sempre se comunicar com ele de forma aberta, clara e honesta, e demonstrar o quanto você tem autoridade naquilo que fala.

Além disso, deixe claro que ele não tem a obrigação de comprar o seu produto ou serviço e que, caso você não consiga solucionar o problema dele, sempre tenha em mãos boas recomendações que possam ajudá-lo.

Por fim, procure sempre entregar resultados que vão além das expectativas, porém, sempre lembrando de não exagerar nas promessas. Lembre-se, também, de sempre fazer com que todo e qualquer cliente se sinta importante, contudo, mime ainda mais aqueles que já são antigos na casa.

Agora que você já sabe como construir uma relação de confiança com seu cliente, que tal acessar nossos conteúdos nas redes sociais e blog, e ficar ainda mais por dentro de assuntos como esse?

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