Sem categoria

Saiba como fazer parcerias de sucesso e manter a qualidade dos seus produtos

O ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma” nunca fará tanto sentido como agora, neste post. Afinal, ele é a principal motivo pelo qual dois ou mais empreendedores “juntam os trapos” dos seus negócios. Sim, quando nos perguntam sobre como fazer parcerias de sucesso, a resposta é sempre a mesma: trate-as como se fosse um casamento.

Se esse conselho lhe parece estranho, tenha calma que já vamos explicá-lo. Por agora, julgamos mais importante contar por que unir forças com outros empresários é um fator-chave para tornar qualquer empresa em crescimento bem-sucedida.

Uma parceria estratégica pode fornecer mais capital a todos os empreendimentos envolvidos e, claro, oferecer mais exposição a eles. Basta pensar que, além do marketing próprio, o negócio ainda terá a divulgação para os clientes das outras empresas envolvidas no acordo. Além disso, esses acordos também podem ajudá-lo a conquistar ainda mais vendas, oferecendo serviços além daqueles que você presta.

No mais, quando executada de forma correta, uma parceria pode ser exatamente o que você precisa para acelerar o crescimento do seu negócio. Mas como fazer as escolhas certas? O que é preciso observar nos potenciais parceiros? E, o mais importante: como fazer esse “casamento” ter sucesso para ambos?

Bem, saiba que as respostas são mais fáceis do que se pensa. Hoje você vai entender como fazer parcerias de sucesso e manter a qualidade dos seus produtos e do seu negócio. Preparado?

1. Procure pessoas que compartilham dos mesmos valores que você

Lembra de quando falamos que as parcerias são similares a casamentos? Pois bem, como em qualquer relacionamento (seja ele de negócios ou não), é fundamental que os parceiros alinhem suas visões, missões e valores. Afinal, se todos os envolvidos não seguirem na mesma direção e trabalharem juntos, os problemas estão fadados a surgir.

As motivações para cada parceiro, no entanto, podem ser diferentes. O problema não está aí. O segredo é se atentar aos objetivos e métodos gerais. Eles sim precisam estar em harmonia.

Escolha, então, sócios que compartilhem dos mesmos ideais e valores que você. Dessa forma, quando algum conflito aparecer e uma decisão importante precisar ser tomada (não se iluda, é claro que isso alguma hora vai acontecer), é essencial que as mentalidades de ambos estejam em sintonia para que a solução ideal seja encontrada sem tumultos.

2. Discuta os objetivos de curto, médio e longo prazo

Qual é o objetivo de vocês? E as metas? São semelhantes ou, melhor ainda, compatíveis? Como já explicamos, saber como fazer parcerias de sucesso não envolve, necessariamente, as motivações e desejos de cada empresa do ponto de vista individual.

Você pode querer que sua empresa seja reconhecida internacionalmente enquanto seu sócio almeja fazer seu negócio decolar para, então, poder vendê-lo e começar uma nova vida. Não importa.

A pergunta crucial que deve ser respondida é a seguinte: vocês dois conseguirão alcançar seus objetivos trabalhando JUNTOS? O que, de fato, um empreendimento pode fazer pelo outro? Discuta esses detalhes com seu parceiro potencial antes de seguir em frente com o acordo.

3. Escolha pessoas com pontos fortes que complementam os seus

Não faz muito sentido fechar uma parceria com um grande jornalista, por exemplo, se você também for um ótimo jornalista, entende? O pulo do gato está em encontrar sócios que tenham seus pontos fortes nas áreas em que você e sua empresa são fracos.

Então, se você é um excelente repórter e quer montar uma pequena redação, é interessante escolher como parceira uma agência de marketing para ajudar a divulgar seus serviços em troca de espaço para os anúncios dos clientes dela, por exemplo.

Dessa forma, a sinergia entre ambos será um dos melhores exemplos práticos de que o todo é maior que a soma de suas partes!

4. Estejam dispostos a apoiar as limitações uns dos outros

É natural que alguns problemas, por parte da administração, do financeiro ou de uma eventual crise no mercado, comecem a dar pequenos prejuízos ao negócio. Eles podem acontecer tanto com o seu quanto com o do seu parceiro.

Quando analisamos cada empresa de forma individual, é claro que cabe àquela que está com dificuldades o esforço de se reerguer. Porém, é preciso SEMPRE pensar que o diferencial de um empresário que sabe como fazer parcerias de sucesso é a capacidade de pensar no todo.

Logo, na hora de estabelecer um acordo, é preciso ter certeza de que ambos têm a capacidade de se ajudar na hora do aperto. Afinal, essa é uma parceria. Para que uma empresa tenha sucesso e consiga atingir suas metas pessoais, é interessante que a outra esteja bem também.

Dica: una esse tópico ao anterior e observe as áreas problemáticas para vocês. As chances são de que elas possam precisar de algum suporte extra são grandes e, se o seu parceiro tiver os pontos fortes nessas áreas, o problema pode ser resolvido mais tranquilamente.

5. Lidem com desentendimentos e frustrações rapidamente

Como em qualquer tipo de parceria, desentendimentos acontecerão. Lidar com eles o mais rápido possível é a chave para manter o relacionamento entre vocês equilibrado e a parceria em harmonia.

Não deixe que mal-entendidos cresçam a ponto de se tornarem “bolas de neve” gigantescas. Estabeleça um acordo e certifique-se de que entre você e seus parceiros existe espaço para o diálogo.

Às vezes pode ser difícil abordar o sócio quando algo lhe desagrada, principalmente se vocês trabalharem a distância. Procure planejar pelo menos um encontro por semana para alinhar os projetos e expectativas da parceria de vocês e pronto, metade dos problemas estarão resolvidos.

A chave de uma parceria de sucesso está aqui

Agora você já sabe como fazer parcerias de sucesso. Seguindo todas as dicas acima, pode apostar que as chances do acordo darem errado são mínimas.

Escolha pessoas que possuem os mesmos valores que você e sua empresa, estabeleça objetivos e metas, procure sócios que têm pontos fortes que complementam seu negócio, pense no todo e não somente nas partes e, por fim, procure SEMPRE manter uma boa relação com eles.

E aí, gostou do conteúdo? Quer saber ainda mais sobre assuntos como esse e alavancar seus negócios? Fique de olho em nosso blog, siga nossa página no Facebook e aproveite todas as informações e dicas que temos para te passar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *